O presidente Lula da Silva (PT) se reúne para um jantar no próximo dia 19 com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na casa do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, em Brasília. O jantar ocorreria, de acordo com Mariana Muniz, do O Globo, em dezembro, mas foi cancelado depois que o presidente precisou ser submetido a uma cirurgia de última hora na cabeça.
Todos os ministros que integram o Supremo serão convidados: além do próprio Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, André Mendonça, Cristiano Zanin e Flávio Dino.
O objetivo do encontro é repetir o jantar realizado na casa de Barroso em dezembro de 2023, quando nove dos onze magistrados compareceram – em uma ocasião mais “informal” e descontraída do que as solenidades em que as autoridades costumam se encontrar. Em 2023, apenas Cármen Lúcia e André Mendonça não compareceram.
A ideia de reuniões nesse formato com ministros do Supremo vem sendo levada a Lula por seus auxiliares jurídicos, que defendem a importância de se fazer pelo menos um encontro desse tipo por semestre. As reuniões entre Lula e os integrantes do Supremo têm ocorrido desde o início do terceiro mandato do presidente, que busca manter uma relação de diálogo e institucionalidade com a cúpula do Judiciário.
O último jantar de Lula com os ministros do Supremo ocorreu em abril de 2024, na casa do decano da Corte, ministro Gilmar Mendes. Na ocasião, participaram no encontro, além dos magistrados, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, que também devem ser convidados para o encontro do dia 19. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também deve ser convidado.
Após as comemorações do 7 de Setembro do ano passado, o presidente também reuniu os magistrados que estavam presentes no desfile – como Barroso, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin – para um churrasco no Alvorada.