quinta-feira 28 de novembro de 2024
Lua discursa no encerramento do G20 Social, criado no Brasil por iniciativa do presidente - Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Lula e líderes da Câmara vivem ‘clima natalino’ ao tratar de corte de gastos, diz coluna
quinta-feira 28 de novembro de 2024 às 17:29h

Lula e líderes da Câmara vivem ‘clima natalino’ ao tratar de corte de gastos, diz coluna

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Líderes da Câmara que se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar do corte de gastos descrevem como “natalino” o clima do encontro nesta quinta-feira (27). Apesar de o tema ser áspero, houve espaço até mesmo para piadas. Segundo participantes da reunião ouvidos pela Coluna do Estadão, o petista brincou que o pacote anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará com que os parlamentares trabalhem até o Natal para votar as medidas. Todos riram.

Ainda de acordo com  Iander Porcella, da Coluna do Estadão, por trás do clima de descontração no Palácio do Planalto, contudo, deputados veem uma “troca de presentes”. A avaliação é que o governo conseguiu pavimentar o caminho para aprovar o pacote quando o PT decidiu de forma antecipada apoiar para a presidência da Câmara o candidato Hugo Motta (Republicanos-PB), lançado pelo atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e consenso entre os líderes. Os deputados, agora, terão de retribuir com votos no plenário.

Como o governo não colocou nenhum empecilho para que Lira controlasse seu processo de sucessão, ele não tem do que reclamar, na interpretação de aliados. Isso facilita a aprovação do plano de Haddad. Um líder da Câmara afirma que todos estão “felizes”, o que gera até mesmo estranhamento, já que nos últimos dois anos a Casa esteve na maioria das vezes em pé de guerra com o Planalto.

Na reunião com Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que ocorreu antes do encontro com os líderes, Lula frisou que não estava ferindo direitos com o pacote, mas tomando as medidas necessárias. Ele pediu ajuda para aprovar as propostas.

Veja também

“Estou satisfeita”, diz Tebet sobre pacote de corte de gastos

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), afirmou, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (28), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!