O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebe nesta segunda-feira (26) o presidente da Argentina, Alberto Fernández, para uma reunião bilateral. Esta é a quarta visita do presidente argentino ao Brasil este ano.
A agenda, que estava prevista para começar às 10h, só teve início às 13h. Os compromissos são um encontro inicial entre Lula e Fernández, seguido de um almoço no Palácio do Itamaraty.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o presidente argentino veio a convite de Lula, e a intenção é celebrar os 200 anos de relações diplomáticas entre os países. O encontro ocorre em uma semana de intensa movimentação política na Argentina (veja mais abaixo).
Além disso, também devem ser discutidas medidas de apoio econômico ao país vizinho, que tem enfrentado uma escalada da crise econômica. A inflação anual já ultrapassou a marca de 100%, e o peso — moeda oficial do país — sofre desvalorização.
Segundo o colunista do g1 Valdo Cruz, Lula e Fernández também poderão conversar sobre um eventual ingresso da Argentina no Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como “banco do Brics”. O presidente brasileiro já afirmou que iniciou conversas com os Brics para ajudar o país vizinho.