O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta quarta-feira (11) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante cerca de 30 minutos.
Após a conversa, o petista afirmou, em uma rede social, que os dois falaram sobre “o combate às mudanças climáticas, a Cúpula da Amazônia e preservação ambiental. Também falamos sobre uma iniciativa conjunta do Brasil e dos Estados Unidos por trabalho decente que iremos lançar em breve”.
Os dois presidentes, que já se reuniram presencialmente em fevereiro deste ano, devem ter novo encontro em setembro. Lula tem a previsão de ir a Nova York para abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Tradicionalmente, cabe ao representante do Brasil abrir o debate dos chefes de Estado e de governo.
Lula e Biden também podem ter uma reunião de trabalho separada em meio à assembleia-geral. Os dois pretendem discutir o plano para incentivar o “trabalho decente”, citado na conversa desta quarta.
O conceito faz parte da lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, em 2015.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o “trabalho decente” leva em conta uma série de indicadores, como oportunidades de emprego, rendimentos, jornada e trabalho análogo à escravidão.
No encontro de fevereiro deste ano, na Casa Branca, em Washington, Lula e Biden defenderam a democracia e ressaltaram a importância de uma parceria entre os dois países no combate às mudanças climáticas.