O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o ministro da Economia, Paulo Guedes, “nem sabe que tem pobre” no Brasil. A declaração aconteceu neste sábado (13) conforme Ana Paula Bimbati, do UOL, durante live com o deputado federal André Janones (Avante).
“Você acha que o Guedes tem alguma preocupação com o povo pobre nesse país? Aliás, acho que o Guedes nem sabe que tem pobre nesse país. Vive trancado no ministério”, criticou Lula.
A declaração aconteceu quando o petista falava da PEC dos Auxílios — que prevê depósitos de diferentes benefícios até dezembro. Lula tem criticado cada vez mais o “interesse eleitoreiro” do presidente Jair Bolsonaro (PL) com a proposta. Os benefícios são válidos até o final do ano, a partir de janeiro a decisão de manter ou não fica a cargo do governo vigente.
Lula prometeu manter o benefício no ano que vem, caso seja eleito. O ex-presidente também voltou a pedir para as pessoas, caso tenham direito ao auxílio, utilizarem o dinheiro. “Mas, quando chegar na época da eleição, você sabe o que fazer”, disse.
Se tem fome hoje é por conta da irresponsabilidade das pessoas que governam o país.”Lula
“Além do Bolsonaro ter criado a PEC, ele cria um estado emergencial para garantir o auxílio emergencial, mas só garantiu até dezembro, porque depois de dezembro acabou os interesses eleitorais”, afirma Lula.
A live aconteceu no perfil de Janones, que, na semana passada, oficializou sua saída da disputa pela Presidência da República para apoiar Lula. A ideia é que essa parceria do parlamentar ajude a dar uma impulsionada na presença do petista nas redes sociais.
A transmissão não havia sido programada antecipadamente, mas aconteceu no mesmo horário que Bolsonaro dava entrevista a um podcast.
Durante a entrevista, o chefe do Executivo afirmou que é mentira que o auxílio vai acabar esse ano, apesar da lei sancionada por ele informar que o programa se encerra em dezembro. Bolsonaro também fez críticas ao Bolsa Família.
“Ele [Paulo Guedes] falou que dá se fizer isso, isso e isso. Então vai ser mantido os R$ 600 de auxílio emergencial o ano que vem”, garantiu.
PT aposta em Janones entre evangélicos
Segundo informações do colunista do UOL Kennedy Alencar, o PT vai apostar em Janones para conversas com lideranças evangélicas. A ideia é driblar ações, feitas por Bolsonaro, que tem dado efeito positivo nas pesquisas eleitorais.
“O suporte de André Janones, que é evangélico, também é visto como fundamental para Lula travar a batalha com Bolsonaro perante esse público”, escreveu o colunista. Lula também tem recebido conselhos para se reunir com líderes evangélicos.