O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (20) segundo Alice Cravo, do O Globo, que espera que o ministro da Justiça e Flávio Dino seja um “comunista do bem” no Supremo Tribunal Federal. Segundo indicado por Lula no seu terceiro mandato, Dino vai tomar posse no dia 22 de fevereio.
— Obviamente que vai ter uma fala especial do nosso querido Flávio Dino, que foi eleito ministro da Suprema Corte desse país. Segundo a extrema direita, foi o primeiro comunista a assumir a Suprema Corte e eu espero que seja um comunista do bem, que tenha amor, carinho, e sobretudo que seja justo, porque ali não pode prevalecer apenas a visão ideológica, ali, meu caro Flávio Dino, com a sua competência, só tem uma coisa que você não pode trair, é o teu compromisso com o povo brasileiro e com a verdade.
O presidente deu a declaração durante sua última reunião ministerial do ano. Lula já afirmou que quer fazer um balanço da gestão com todos os 38 ministros e quer evitar que erros cometidos pelas pastas durante o primeiro ano da gestão não podem se repetir em 2024.
— O que foi produzido, o que foi importante, o que não foi importante, porque toda e qualquer falha que a gente tenha percebido nesse primeiro ano não poderá se repetir no segundo ano.
A reunião deve ser longa e durar durante toda a tarde. Este é o único compromisso que consta na agenda oficial da presidência da República nesta quarta-feira.
Como mostrou a colunista Malu Gaspar, também do jornal O Globo, Lula comentou com auxiliares que está satisfeito com o desempenho do governo neste ano, mas o presidente não está feliz com o desempenho de algumas pastas e deve fazer cobranças.
Como mostrou a colunista, nos bastidores, ele reclama frequentemente de ministérios que não estão conseguindo aplicar todos os recursos do orçamento do ano. Lula também acha que alguns ministros viajam demais e tem prioridades diferentes das que ele deu no início do governo.