domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Lula diz que BNDES foi difamado por Bolsonaro e que Cuba e Venezuela pagarão dívidas
segunda-feira 6 de fevereiro de 2023 às 12:10h

Lula diz que BNDES foi difamado por Bolsonaro e que Cuba e Venezuela pagarão dívidas

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (6) que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi “vítima de um processo de difamação muito grave” nos últimos anos e que Cuba e Venezuela vão pagar, durante o governo dele, as dívidas que têm com a instituição.

O petista deu a declaração durante cerimônia de posse de Aloizio Mercadante como novo presidente do BNDES, no Rio de Janeiro.

“Este banco [o BNDES] foi vitima de difamação muito grave durante o último processo eleitoral. As narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais do que verdades ditas muitas vezes. Vivemos nos últimos quatro anos um processo de mentira tresloucada”, afirmou Lula.

O presidente classificou como mentiras contadas sobre o BNDES as falas sobre a suposta existência de uma “caixa-preta” na instituição; de que o banco deu dinheiro para países amigos dos governos petistas; e de que financiou “meia dúzia” de empresas.

Sobre os empréstimos a países vizinhos, Lula afirmou que o BNDES financiou serviços de engenharia de empresas brasileiras entre 1998 e 2017 e que os empréstimos deram “lucro”.

Em relação às dívidas que não foram pagas por Cuba e Venezuela, Lula afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro cortou relações com esses países e deixou de cobrar os empréstimos.

“Tenho certeza que, no nosso governo, esses países vão pagar e certamente vão pagar a dívida que têm”, afirmou Lula.

Veja também

Lula veta condenados por abuso de autoridade de indulto natalino

O presidente Lula da Silva (PT) vetou o indulto de Natal para condenados por abuso …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!