O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a se reunir por teleconferência com ministros e auxiliares próximos nesta quarta-feira (11). Esta foi a segunda agenda oficial de Lula desde que realizou uma cirurgia no quadril e outra para a correção das pálpebras, em 29 de setembro.
Segundo interlocutores, o conflito em Israel e na Faixa de Gaza foi o tema principal da conversa. O presidente foi atualizado sobre os resgates de brasileiros na região, para onde aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) têm sido enviados para fazer a repatriação. Retirar os brasileiros a zona de conflito é prioridade máxima para Lula e o Planalto neste momento, diz Fabio Murakawa e Renan Truffi, do jornal Valor.
Mais cedo, Lula publicou uma nota em que conclama o grupo terrorista Hamas, que governa a Faixa de Gaza, a libertar as crianças israelenses feitas reféns durante o ataque ao território de Israel no último sábado, que resultou em mais de mil mortos no país. Lula também exortou Israel a cessar os bombardeios “para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito”. E pediu uma “intervenção humanitária internacional” a fim de promover “um cessar fogo em defesa das crianças israelenses e palestinas”.
Participaram do encontro virtual com Lula os ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta. Além deles, conversaram com Lula o assessor-chefe da Assessoria Especial, Celso Amorim, e o chefe do gabinete pessoal do presidente, Marco Aurélio Marcola.
Eles também trataram da seca em Santa Catarina e da pauta de votações no Congresso. Nesse último quesito, Lula foi informado por Padilha sobre a aprovação do projeto de lei que retoma obras paradas nas áreas de saúde e educação. O texto, que já passou pelo crivo da Câmara e do Senado, agora aguarda sanção presidencial.
Na segunda-feira, Lula também conversou por teleconferência com ministros. Nesta quarta-feira, ele também conversou ao telefone com o presidente dos Emirados Árabes e Emir de Abu Dhabi, Xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan. Lula deve retomar sua agenda internacional no fim do mês justamente nos Emirados Árabes. Ele viaja para Dubai para participar da conferência climática COP28.