sexta-feira 22 de novembro de 2024
Soldados equatorianos monitoram presos na Penitenciária do Litoral, a maior prisão do país, localizada em Guayaquil
Home / NOTÍCIAS / Lula deve vetar parcialmente saidinha de presos
quinta-feira 4 de abril de 2024 às 06:13h

Lula deve vetar parcialmente saidinha de presos

NOTÍCIAS


O presidente Lula da Silva (PT) avalia se veta parcialmente o projeto que restringiu a saída temporária de detentos do sistema penitenciário brasileiro. Conforme fontes do SBT News, com acesso ao governo, a expectativa é que, até a próxima semana, ele tome uma decisão e envie o seu veto parcial ao Congresso Nacional.

Lula foi orientado por representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial a vetar totalmente o projeto. Porém, integrantes do núcleo político do governo e do Ministério da Justiça sugeriram um veto parcial ou, como alguns deles disseram, uma sanção parcial. A ideia é evitar um novo desgaste com o Congresso Nacional e com partidos de centro-direita justamente em um momento que o presidente precisa de maior apoio no Legislativo.

Nesta semana, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deixou caducar parte da Medida Provisória da Reoneração, o que foi visto como um gesto de desgaste da relação entre os dois poderes. Pacheco negou que houvesse qualquer afronta.

O argumento que Lula deve apresentar é que os trechos vetados seriam inconstitucionais. A ideia de uma ala do governo é tirar a essência do novo texto, que praticamente proíbe a saidinha temporária dos presos.

O projeto aprovado pelos parlamentares permite a saída temporária apenas para detentos que sejam do regime semiaberto e que estejam saindo para estudar, desde que não cumpram penas por crimes violentos. Hoje, a legislação permite a saidinha em feriados e datas comemorativas para que os presos visitem suas famílias, façam cursos ou tenham atividades de retorno do convívio social.

Como foi aprovado em votação simbólica, quando os congressistas não deixam o registro de como votaram, não é possível saber o tamanho do apoio. Lideranças partidárias, contudo, relataram que qualquer veto de Lula tem chances grandes de serem derrubados.

Veja também

Câmara de Salvador recebe alunos do Clube de Relações Internacionais do Sesi

O Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador foi cenário, na manhã desta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!