O futuro ministro da Casa Civil, o ainda governador Rui Costa (PT), afirmou, nesta segunda-feira (19), que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar mais ministros até o fim desta semana. Costa disse ainda que a PEC da Transição é o “plano A, B e C”, apesar da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes que exclui os gastos com o Bolsa Família do teto.
“A turma está negociando. O plano A, B e C é a aprovação da PEC”, disse o futuro ministro em breve conversa com jornalistas, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, sede do governo de transição. Questionado sobre a decisão do STF, Costa disse que Lula conta com o diálogo, e que não pretende tomar medidas sem envolver o Congresso primeiro.
Lula deve anunciar mais ministros até o fim da semana. Entre eles, segundo Rui Costa, o ministro do Planejamento. Os nomes mais cotados para o cargo são os senadores eleitos Renan Filho (MDB-AL) e Wellington Dias (PT-PI) e a economista e ex-secretária de Orçamento Esther Duek.