terça-feira 3 de dezembro de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhado da primeira-dama Janja desembarcando no México no domingo (29). - ALFREDO ESTRELLA/AFP
Home / DESTAQUE / Lula desembarca em Brasília após problema técnico em voo do México
quarta-feira 2 de outubro de 2024 às 10:39h

Lula desembarca em Brasília após problema técnico em voo do México

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O presidente Lula da Silva (PT) desembarcou na manhã desta quarta-feira (2) em Brasília, após o problema técnico em seu avião que atrasou seu retorno e o fez ficar viajando em círculos por quase cinco horas, no México.

“O avião trazendo o presidente Lula, e a comitiva que o acompanhava, de volta do México pousou na Base Aérea de Brasília às 10h12. O vôo foi tranquilo sem nenhuma intercorrência”, informou a Presidência da República, em nota.

O avião presidencial teve problemas técnicos depois de decolar na capital mexicana, por volta de 17h20 (horário de Brasília), desta terça-feira (1º). A FAB não informou qual seria o problema, mas numa nota relatou que todos os procedimentos de segurança para solucioná-lo foram realizados com sucesso.

Uma das hipóteses apontadas por integrantes do governo é que tenha havido um problema em um dos motores, após ter atingido um pássaro. Militares da Aeronáutica, no entanto, afirmam nos bastidores que apenas com investigação da aeronave em solo será possível apontar a causa.

A nota da FAB que informou o problema no avião presidencial foi assinada pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar, Marcelo Kanitz Damasceno.

“Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10)”, afirma o texto.

“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, completa.

Lula depois pousou no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, próximo à Cidade do México, após horas sobrevoando o país para queimar combustível e poder chegar ao solo em segurança.

A queima de combustível é necessária pois os aviões costumam decolar mais pesados, com os tanques praticamente cheios. Um pouso com esse peso apresenta riscos, inclusive de explosão.

Lula e o restante da comitiva brasileira que viajou para a capital mexicana retornaram depois ao Brasil em uma aeronave reserva da FAB (Força Aérea Brasileira), que já costuma acompanhar os deslocamentos do presidente.

O presidente realizou uma viagem oficial de dois dias para o México, principalmente para participar nesta terça-feira (1º) da posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. A cerimônia aconteceu horas antes na sede do poder legislativo, na capital Cidade do México.

O presidente havia chegado ao país no dia anterior, onde teve um encontro com o presidente que deixava o cargo, Andrés Manuel López Obrador, e participou de um fórum com empresários dos dois países.

Estão no avião presidencial também a primeira-dama Janja, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Cida Gonçalves (Mulheres), além do diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, e assessores.

Indicado por Lula para assumir a presidência do BC, Galípolo estava na capital mexicana para participar da CCA Consultative Group of Directors of Operations (CGDO), promovida pelo Banco de Compensações Internacionais. Ele também esteve na segunda-feira no fórum empresarial, com brasileiros e mexicanos.

Veja também

Presidente da Coreia do Sul declara lei marcial no país que passa a seguir leis militares

O governo da Coreia do Sul impôs nesta terça-feira (3) a lei marcial no país …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!