O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu deixar para o mês que vem a escolha do sucessor de Augusto Aras, que terminou o mandato na última terça-feira (26). A informação foi publicada pela coluna da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo. Segundo a publicação, o petista está insatisfeito com o perfil dos principais candidatos à chefia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
O calendário vai, portanto, coincidir com a data esperada para a definição do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na prática, como vai preencher as duas vagas ao mesmo tempo, Lula vai aproveitar para acomodar os interesses de diferentes aliados e grupos políticos nas duas corridas, diz a coluna.
De acordo com o texto de O Globo, o presidente tem dito aos auxiliares que vai aproveitar a recuperação da cirurgia no quadril, marcada para o próximo dia 29, em Brasília, para examinar melhor os nomes que estão na disputa.
A Publicação diz que Lula saiu frustrado dos encontros que teve com os dois favoritos inicialmente – Antônio Carlos Bigonha, apoiado por setores do PT, e Paulo Gonet, candidato dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Ao começar a procurar nomes alternativos, o presidente passou a considerar também os subprocuradores Aurélio Rios e Carlos Frederico Santos.