O próximo comandante-geral do Exército será o general Júlio César Arruda; o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) será o brigadeiro Marcelo Damasceno; o comandante da Marinha, o almirante Marcos Olsen
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva definiu nesta quinta-feira (8) os nomes dos próximos comandantes das Forças Armadas. Os nomes foram escolhidos em conversa com o próximo ministro da Defesa, José Múcio, que será anunciado nesta sexta-feira (9) por Lula.
Segundo Felipe Frazão, do Estdadão, o próximo comandante-geral do Exército será o general Júlio César Arruda. O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) será o brigadeiro Marcelo Damasceno. Ambos eram os mais antigos da tropa. Na Marinha, Lula optou por indicar o almirante Marcos Olsen para o comando-geral. Ele era o segundo na lista de antiguidade.
Apesar de escolhidos internamente, ainda não é certo que o presidente antecipe a indicação dos comandantes-gerais nesta sexta-feira. Eles, no entanto, poderão iniciar as passagens de comando nas respectivas forças, diante do indicativo de que os atuais comandantes desejam deixar o cargo antes da posse de Lula.
Lula seguiu o critério de antiguidade no Exército e na Aeronáutica, mas fez uma ligeira mudança na Marinha, porque tinha dois postos relevantes a indicar na Força Naval.
O mais antigo, almirante Aguiar Freire, será o próximo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), um cargo importante na estrutura do Ministério da Defesa. Ele trabalhará direto com Múcio e fará a ligação com operações das três forças.
No rodízio do cargo entre as três Forças Armadas, era a vez de o ministério indicar um oficial-general da Marinha para a chefia do EMCFA. O atual chefe é o general Laerte de Souza Santos, do Exército. Antes dele, o cargo era do brigadeiro da FAB Raul Botelho.