quinta-feira 23 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/Rede social
Home / DESTAQUE / Lula dá puxão de orelha em deputados na Bahia: ‘Precisa defender mais a gente’
segunda-feira 1 de julho de 2024 às 19:29h

Lula dá puxão de orelha em deputados na Bahia: ‘Precisa defender mais a gente’

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Durante evento em Feira de Santana, o presidente Lula da Silva (PT) pediu que os parlamentares “não levem desaforo para casa”. Sem citar a oposição ou os bolsonaristas, falou ainda que “por menos que a gente faça, a gente já faz mais do que eles”.

A bancada só precisa aprender a defender mais a gente das porradas que a gente toma. Nós, muitas vezes, não gostamos de enfrentar o debate, e aquele microfone é feito para debater. Não há nada que a gente não tenha que dar resposta.
presidente Lula, durante discurso na Bahia

O chefe do Executivo afirmou ainda conforme reportagem de João Pedro Pitombo e José Matheus Santos, da Folha de S. Paulo, sobre a atuação do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Lula disse que dorme tranquilo todas as noites tendo o ex-governador da Bahia no comando da pasta.

“A presença do Rui [Costa] na Casa Civil, e a equipe que ele montou, é a certeza que posso dormir toda noite tranquilo que ninguém vai tentar me dar uma rasteira”, disse Lula durante discurso em cerimônia em Feira de Santana.

O presidente elogiou Rui e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior. “Eles não deixam nada escapar. Nenhum ministro conta uma mentira pra mim que Rui e Miriam não desminta. É por isso que muitas vezes vocês ouvem que há divergência entre Rui e outros ministros”, afirmou Lula.

Rui Costa é um dos ministros criticados por deputados e senadores em meio às dificuldades do governo na articulação política junto ao Congresso Nacional. A Casa Civil, comandada por Rui, é considerada o ministério mais importante no Palácio do Planalto, pela atribuição de coordenação dos outros 37 ministérios.

Lula participou na Bahia da inauguração de um trecho da duplicação BR-116 entre as cidades de Santa Bárbara e Feira de Santana.

No discurso, Lula também cantou a música “Baiano Burro Nasce Morto”, do compositor Gordurinha, após elogiar a Bahia. “O povo baiano não é povo, é uma pessoa extraordinária”, disse. O estado é um dos redutos políticos do PT, que governa a Bahia desde 2007. Além disso, a Bahia costumar dar votações expressivas a candidatos petistas à Presidência. Em 2022, Lula obteve 72% dos votos válidos no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL) no eleitorado baiano.

Assista:

Mais cedo, em entrevista à rádio Princesa, Lula afirmou fazer “muito tempo” que não há invasões no país —apesar de ter havido dezenas de invasões organizadas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no chamado Abril Vermelho.

O petista disse que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, relatou que “o agronegócio não deveria ter medo das ocupações dos sem-terra, porque quem está tomando terras deles hoje são os bancos que compram o título da dívida agrária deles”.

“Faz tempo que os sem-terra não invadem terras neste país, faz muito tempo”, disse Lula, afirmando que eles fizeram opção de se transformar em “pequenos produtores altamente produtivos”.

Na inauguração, no início do discurso, Lula cedeu o microfone à primeira-dama Janja da Silva, que falou sobre o portal ComunicaBR, do governo federal, e expôs as funcionalidades da plataforma, que permite aos cidadãos consultarem ações da administração federal sobre cada cidade brasileira.

Ao iniciar seu discurso, o prefeito Colbert Martins (MDB) —adversário do PT em Feira de Santana— foi vaiado pela plateia, formada predominantemente por apoiadores do presidente. Lula foi até o púlpito e disse que “é muito desagradável convidar uma autoridade municipal e depois tratá-la com vaia”. “Senão, não vou poder frequentar nenhum evento convocado por um governador de oposição”, afirmou.

O pré-candidato do PT à Prefeitura de Feira de Santana, deputado federal Zé Neto (BA), discursou no evento, que teve parte da plateia formada por militantes do partido. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também compareceu.

Mesmo com uma agenda institucional, a ideia da visita foi alavancar a candidatura a prefeito do deputado federal Zé Neto, principal aposta do PT nas eleições municipais na Bahia. Esta será a sexta vez que o deputado vai disputar a Prefeitura de Feira de Santana.

O deputado vai enfrentar nas urnas Zé Ronaldo (União Brasil), que comandou a cidade por quatro mandatos e foi candidato a governador em 2018, sendo derrotado por Rui Costa.

No evento, o presidente Lula também anunciou R$ 2,4 bilhões de investimentos em infraestrutura para a Bahia. Dentre eles, está a pavimentação de 194 quilômetros da BR-030 no oeste baiano, entre os municípios de Cocos e Mambaí.

Também foi assinada a autorização do início dos serviços de duplicação de outros 53 quilômetros da BR-116 entre os municípios de Santa Bárbara e Teofilândia, e de serviços remanescentes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério.

No evento em Feira de Santana, também foi assinada a portaria de autorização de contratação de empreendimentos habitacionais da nova seleção do Minha Casa, Minha Vida em um total de 1.075 unidades habitacionais.

Lula seguiu para Salvador e, na terça-feira (2), participa do cortejo do 2 de Julho, que celebra a independência do Brasil na Bahia.

Veja também

Nova lei destina recursos para o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, administrado pela Sudene

O Governo Federal formalizou mais uma medida que abre novos recursos para obras estruturantes na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!