O presidente eleito Lula convidou segundo a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, o ex-governador do Ceará e senador eleito pelo estado Camilo Santana (PT), para ser ministro do futuro governo. O convite foi feito durante uma reunião entre os dois na manhã da segunda-feira (12), em Brasília.
Segundo interlocutores de Camilo, Lula o convidou para ser ministro da Educação. O senador eleito, porém, respondeu que preferia assumir outra pasta, pois defende o nome da atual governadora cearense e sua aliada, Izolda Cela (sem partido), para o MEC.
Camilo tenta agora convencer o presidente eleito a nomear tanto ele quanto Izolda para pastas diferentes, o que o entorno de Lula acha difícil. No caso do senador, a negociação envolve os ministérios do Planejamento, Desenvolvimento Regional ou Cidades.
O ex-governador também disse a Lula estar trabalhando para diminuir as resistências internas no PT à nomeação de Izolda para o MEC. A resistência vem, por exemplo, do líder da sigla na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), que também deseja o cargo.