quinta-feira 26 de dezembro de 2024
O então deputado Roberto Jefferson aliado do ex-presidente Lula e dos ministros à época José Dirceu (Casa Civil) e Mares Guia (Secretaria de Relações Institucionais) Aílton de Freitas - 14/10/2004
Home / ELEIÇÕES 2022 / Lula chega ao dia da votação “escondendo o jogo” sobre time de ministros
domingo 30 de outubro de 2022 às 07:23h

Lula chega ao dia da votação “escondendo o jogo” sobre time de ministros

ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


Ao contrário de 2002, quando se elegeu presidente pela primeira vez, Lula chega ao segundo turno neste domingo (30) “escondendo o jogo” conforme a coluna de Igor Gdelha, sobre quem serão seus eventuais futuros ministros.

Há 20 anos, quando enfrentou José Serra (PSDB) no segundo turno, o petista já tinha alguns nomes certos para comporem seu time, caso vencesse as eleições.

Na véspera do segundo turno de 2002, em 26 de outubro, dois nomes eram praticamente certos para serem nomeados ministros do primeiro governo Lula: José Dirceu e Antonio Palocci.

A dupla tinha encabeçado a campanha do petista e tinha seus nomes garantidos para compor o primeiro escalão do eventual governo petista.

Dirceu sabia que iria comandar uma pasta política e acabou nomeado como chefe da Casa Civil. Palocci era citado como ministro da área econômica, o que também se confirmou.

Em 2022, Lula evitou dar qualquer sinalização de quem serão seus fiéis escudeiros, caso consiga derrotar Jair Bolsonaro (PL). Nem mesmo de ministérios importantes, como a Fazenda.

Apenas especulações surgem nos bastidores, como é o caso de Henrique Meirelles e Simone Tebet. Ninguém, porém, arrisca cravar que realmente serão nomeados para ocupar uma cadeira na Esplanada dos Ministérios.

Nas cadeiras políticas, como a Casa Civil, ninguém se candidatou publicamente como favorito para enfrentar um Congresso Nacional recheado de bolsonaristas.

Veja também

O que fazem mercenários europeus em uma zona de guerra na República Democrática do Congo

Empresas de segurança europeias combatem rebeldes a serviço do governo da República Democrática do Congo. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!