sábado 28 de setembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Lula chega a Índia para participar da cúpula do G20
sexta-feira 8 de setembro de 2023 às 12:47h

Lula chega a Índia para participar da cúpula do G20

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nesta sexta-feira (8) a Nova Délhi, na Índia, onde participará da 18ª edição da cúpula de chefes de Estado e governo do G20, que ocorre no sábado (9) e domingo (10).

O avião pousou por volta das 21h no horário local, 12h30 no horário de Brasília. Lula embarcou na quinta (7), após participar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, que celebrou o aniversário da independência do Brasil.

Ao final da cúpula, o Brasil receberá de forma simbólica o comando rotativo do bloco. O G20 reúne representantes de 19 países e da União Europeia, nações representam cerca de 80% da economia global.

Segundo o governo, o Brasil presidirá o G20 pela primeira vez desde a criação do grupo, em 1999. O mandato irá de dezembro deste ano a novembro de 2024. O Rio de Janeiro será a sede da cúpula do grupo no próximo ano.

Meio ambiente, fome e guerra na Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou em entrevista à emissora oficial do governo que Lula abordará na cúpula do G20 temas como desenvolvimento sustentável e combate à desigualdade.

O presidente também deve reforçar a defesa do fim da guerra entre Ucrânia e Rússia, segundo Vieira.

A programação do encontro na Índia prevê três reuniões temáticas, duas no sábado e uma no domingo, com os seguintes temas:

  • Preservação do planeta: desenvolvimento verde e sustentável, meio-ambiente e clima, estilos de vida sustentáveis, transições energéticas e “global net zero”;
  • Proteção de nossas pessoas: crescimento inclusivo, progressos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), saúde, educação e desenvolvimento liderado por mulheres;
  • Promoção de um futuro melhor: transformações tecnológicas, infraestrutura pública digital, reformas multilaterais e futuro do trabalho e emprego.

Conforme o governo brasileiro, o G20 tem a expectativa de criar um grupo de trabalho sobre empoderamento das mulheres e de confirmar a adesão da União Africana como membro pleno do bloco. Atualmente, integram o G20:

  1. África do Sul
  2. Alemanha
  3. Arábia Saudita
  4. Argentina
  5. Austrália
  6. Brasil
  7. Canadá
  8. China
  9. Coréia do Sul
  10. Estados Unidos
  11. França
  12. Índia
  13. Indonésia
  14. Itália
  15. Japão
  16. México
  17. Reino Unido
  18. Rússia
  19. Turquia
  20. União Europeia

Veja também

Prefeito tenta justificar a prisão da esposa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, se pronunciou neste sábado (28) sobre a prisão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!