O presidente Lula da Silva (PT) convidou segundo a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), para um “café” depois do recesso do final de ano.
O convite foi feito pelo petista na quarta-feira (20), no plenário da Câmara, durante a sessão solene de promulgação da PEC da reforma tributária.
Como noticiou o colunista, Marcos Pereira, que é 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, subiu na mesa diretora do plenário para cumprimentar Lula e as demais autoridades.
Durante o cumprimento, acompanhado de um aperto de mão e de um abraço, o presidente da República disse que estava feliz em ver o dirigente partidário.
Aproximação tática
Embora diga que o Republicanos é “independente”, Marcos Pereira deu aval de acordo com Igor Gadelha, para o partido assumir o Ministério dos Portos e Aeroportos no governo Lula, em setembro de 2023.
O dirigente busca uma aproximação tática com o Palácio do Planalto de olho em sua candidatura à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara, em 2025. Mas, conforme o acertado, é que o deputado federal pela Bahia, Elmar Nascimento, (União Brasil), seja o eleito.