Lula fez chegar aos dois prováveis novos ministros segundo Guilherme Amado, do Metrópoles, que definirá a minirreforma ministerial do governo até a próxima terça-feira (15). A mudança dará espaço a dois novos partidos na Esplanada: Republicanos e PP.
O ministro indicado pelo Republicanos é o deputado Silvio Costa Filho, de Pernambuco. O deputado André Fufuca, do Maranhão, é o escolhido pelo PP. Entre as pastas aventadas para as trocas estão Desenvolvimento Social, Esportes, e Portos e Aeroportos.
Antes de anunciar os dois novos ministros, Lula quer ter uma reunião com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira. Na última semana, Pereira disse que não se nega um convite para encontrar o presidente da República. Contudo, o presidente do PP, Ciro Nogueira, avisou que não quer conversar com o petista. Nogueira foi o último ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro.
Recentemente, o Republicanos deu uma mostra de fidelidade ao governo: retirou dois deputados bolsonaristas da CPI do MST, o que levou o relator do colegiado a desistir de prorrogar os trabalhos.