O presidente brasileiro se manifestou sobre o tremor que atingiu a Turquia e a Síria em publicação nas redes sociais, deixando um total de 1.379 mortos até o momento.
Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia.
— Lula (@LulaOficial) February 6, 2023
O terremoto atingiu a Turquia e a Síria na manhã desta segunda-feira (6), segundo estimativas provisórias relatadas pela mídia estatal síria e socorristas na zona rebelde, o terremoto causou milhares de mortes no norte do país.
Na Turquia, o saldo de mortes estava em 912, segundo novo balanço do presidente do país, Recep Erdogan, divulgado pela manhã.
As vítimas também foram registradas em Hama e em Lataquia e Tartus, na costa do Mediterrâneo.
Nas regiões nas mãos dos rebeldes, perto da Turquia, são os Capacetes Brancos – socorristas que se mobilizam nessas áreas – que contabilizam as vítimas.
Os socorristas definiram a situação como “catastrófica” e pediram às organizações humanitárias internacionais para “intervir rapidamente” para ajudar a população local.
Terremoto de magnitude 7,8 deixa mais de 600 mortos na Turquia e na Síria