Nos últimos dias, o presidente Lula da Silva (PT) anunciou que fará duas viagens internacionais nos próximos meses. As agendas no exterior são as primeiras marcadas após Lula se recuperar da cirurgia feita às pressas para drenar um hematoma intracraniano, em dezembro do ano passado.
Nesta terça-feira, 18, o presidente afirmou em seu perfil no X (antigo Twitter) que vai participar da Conferência das Nações Unidas sobre Oceanos, entre 8 e 9 de junho, na França.
O convite foi feito pelo presidente francês Emmanuel Macron, com o qual conversou por telefone. Segundo Lula, os dois debateram sobre uma solução para a guerra da Ucrânia, a COP 30 e a defesa da democracia, entre outros assuntos.
A primeira viagem após a recuperação foi confirmada pelo Itamaraty na última sexta-feira, 14. O presidente viajará para o Japão entre os dias 25 e 26 de março, para agendas do “Ano do Intercâmbio e da Amizade Brasil-Japão”. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, acompanhará o marido.
Ambos vêm cumprindo uma agenda de viagens pelo Brasil para participarem de compromissos visando aumentar a popularidade do governo. Nos últimos dias, estavam previstos compromissos no Rio de Janeiro, em Belém e em Macapá.
Lula sofreu um acidente doméstico em outubro do ano passado no Palácio do Planalto. Após duas cirurgias para drenar o sangue acumulado, e o período de recuperação, o presidente foi liberado dia 27 de janeiro para voltar a fazer atividades físicas e viagens.
Por conta das ordens médicas, Lula chegou a cancelar viagens longas nas semanas seguintes à queda, incluindo o embarque para a Rússia, onde participaria da reunião de cúpula do Brics.