O perfil no X do presidente Lula da Silva (PT) respondeu nesta quinta-feira (12) o desejo de melhoras ao seu quadro de saúde feito por lideranças mundiais. Pela manhã, Lula passou por uma embolização da artéria meníngea média para impedir novos sangramentos cérebro. O procedimento é complementar a cirurgia feita na madrugada de terça-feira para conter o aumento de um hematoma após uma queda doméstica em outubro.
Entre as lideranças escreveram para o petista, está segundo Jeniffer Gularte, do O Globo, o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, que chamou Lula de “amigo” e afirmou: “Todo o meu carinho e votos de rápida recuperação após a cirurgia a que foi submetido”. Também disse que haverá total “disponibilidade” do governo da Espanha “para trabalharmos juntos em favor da paz, da igualdade e da justiça social”. O perfil de Lula, agradeceu: “Obrigada meu querido amigo, Pedro Sánchez.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, desejou rápida recuperação e o presidente agradecendo, com um abraço.
A primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley, escreveu a Lula: “Ao meu querido irmão, presidente Lula, envio meus mais calorosos votos de uma rápida e completa recuperação após sua cirurgia”. Complementou afirmando que “sua força e resiliência sempre foram uma inspiração. Barbados está com você”.
Lula agradeceu dizendo que o “o carinho do povo de Barbados é sempre bem-vindo. Em breve estaremos juntos para trabalharmos por uma integração cada vez maior da América Latina e Caribe.”
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, desejou a Lula rápida recuperação e enviou um abraço. Lula respondeu agradecendo: “Obrigado, companheiro”. Já o presidente da Bolívia, Luis Arce, disse que “tem certeza que a força e a determinação que sempre demonstrou o acompanharão no processo de cura. Estamos com ele em pensamento.” Lula respondeu: “companheiro Arce, muito obrigado pelos desejos de melhoras. Em breve nos reencontraremos para aproximar as relações entre nossos países.”
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse que estava feliz em saber a cirurgia de Lula “correu bem e que ele está no caminho da recuperação. Desejando a ele força e boa saúde.” O presidente, novamente, agradeceu: “Espero que nos reencontremos em breve para seguirmos ampliando a parceria entre Brasil e Índia.”