segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Lula em evento do PT na última sexta-feira (18), em Curitiba - Reprodução @PT no Youtube
Home / DESTAQUE / Lula aciona Justiça contra YouTube por supostos privilégios para Bolsonaro
quarta-feira 14 de setembro de 2022 às 18:17h

Lula aciona Justiça contra YouTube por supostos privilégios para Bolsonaro

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A campanha do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu nesta quarta-feira (14) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tome providências sobre suposto favorecimento de conteúdos a favor do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) no YouTube.

O favorecimento foi sugerido em pesquisa publicada pela NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo mostra que a plataforma traz principalmente conteúdos pró-Bolsonaro, sobretudo da Joven Pan, em anúncios que antecedem os vídeos buscados por usuários.

A campanha argumenta que o TSE e plataformas digitais assinaram, no início de 2021, um memorando com o objetivo de combater a desinformação. Também afirmam que o Google, a quem pertence o YouTube, se comprometeu a dar amplo acesso a informações de fontes confiáveis.

“O privilégio concedido aos conteúdos da Rede Jovem Pan podem violar esse acordo, bem como o princípio da neutralidade das redes, previsto no Marco Civil da Internet”, afirmam os advogados. Eles pedem ao TSE que o tribunal provoque o Google a se manifestar sobre o estudo da UFRJ e informe medidas para corrigir a suposta violação.

Veja também

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em alta, após ganhos em Wall Street por PCE nos EUA

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente com valorização firme nesta segunda-feira (23) após os ganhos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!