sexta-feira 22 de novembro de 2024
Luiz Gonzaga em fotos de arquivo — Foto: Reprodução/TV Globo
Home / NOTÍCIAS / Luiz Gonzaga é inscrito no ‘Livro dos Heróis do Brasil’
quinta-feira 11 de janeiro de 2024 às 06:26h

Luiz Gonzaga é inscrito no ‘Livro dos Heróis do Brasil’

NOTÍCIAS


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou, na primeira semana de 2024, as Leis nº 14.793 , n º 14.795 e 14.800/24, que respectivamente inscrevem o Luiz Gonzaga – compositor e sanfoneiro , os Lanceiros Negros – escravizados negros que desempenharam papel crucial na Revolução Farroupilha, guerra do Rio Grande do Sul contra o Império (1835-1845) e Abdias do Nascimento – poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos da população negra, no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria.

Os textos foram publicado s no Diário Oficial da União d os dias 8 e 9 de janeiro de 2024 e contaram com a articulação do Ministério da Igualdade Racial para gravar na memória brasileira a trajetória e contribuições de figuras e personalidades negras que constroem a cultura e identidade brasileira.

“Esse reconhecimento ajuda a resgatar a contribuição do povo negro para o desenvolvimento desse país . Inspira e nós dá coragem para seguir na linha de frente e ressignificar nossa luta por respeito”, afirma a ministra da igualdade racial, Anielle Franco .

O Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria foi criado em 1992 para reunir protagonistas da liberdade e da democracia brasileira e destaca pessoas ou grupos que tenham oferecido a vida em defesa e construção do p aís com dedicação e heroísmo.

O Livro de Aço, como também é conhecido conta também com o reconhecimento dado ao líder quilombola Zumbi dos Palmares , Dandara dos Palmares, luís Gama, Maria Felipa, André Rebouças, Antonieta de Barros, entre outros.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!