sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação/MP-BA
Home / JUSTIÇA / Luís Greco destaca Direito Penal como instrumento de pacificação social em palestra no MP-BA
terça-feira 20 de agosto de 2024 às 17:58h

Luís Greco destaca Direito Penal como instrumento de pacificação social em palestra no MP-BA

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O professor de Direito Penal Luís Greco ministrou aula magna na última segunda-feira (19) sobre o tema “Claus Roxin e o moderno pensamento penal”. Voltado para profissionais e estudantes do meio jurídico, a palestra aconteceu na sede do Ministério Público estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Greco é um dos maiores especialistas na obra de Roxin, jurista alemão reconhecido internacionalmente. A palestra contou a participação do advogado-geral da Petrobras e ex-procurador-geral de Justiça da Bahia, Wellington César Lima e Silva e do professor de Direito Penal da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Eduardo Viana.

Durante o evento, também aconteceu o lançamento do livro ‘Direito Penal – Parte Geral Tomo I’, de autoria de Roxin e Greco. Para o autor, o Direito Penal é fundamental na sociedade pois possibilita que “os cidadãos convivam uns com os outros de forma pacífica e possam, cada um, seguir o seu plano de vida”, disse. A obra ganha pela primeira vez tradução em português, publicada pela Editora Marcial Pons, após 5ª edição alemã. Salvador é a primeira cidade a sediar o lançamento da edição brasileira, que foi organizada pelo próprio Luís Greco e Alaor Leite, com participação de um seleto grupo de penalistas. O livro ainda será lançado, neste mês, em mais quatro capitais: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo.

Procurador-geral de Justiça da Bahia Pedro Maia – Foto: Divulgação/MP-BA

Luís Greco explicou que “a ideia de que o Direito Penal garante a convivência pacífica entre os cidadãos vem do entendimento de que o Direito Penal só pode proibir e punir condutas que lesionem o bem jurídico”. “O Direito Penal não existe apenas para nos dizer o que não podemos fazer apenas porque o legislador decidiu. A punição deve ocorrer quando a ação lesiona os bens ou prejudica outra pessoa”, disse. Segundo ele, essa ideia de bem jurídico é definida por Roxin nos anos de 1960, na época da reforma do Direito Penal Alemão, defendendo que o conceito seria “a pedra angular do Direito Penal”.

Além dos palestrantes, a mesa foi composta pelo procurador-geral de Justiça da Bahia Pedro Maia, que abriu as falas do evento; a procuradora-geral de Justiça adjunta Norma Angélica Cavalcanti; a procuradora-geral de Justiça adjunta para assuntos jurídicos Wanda Valbiraci Caldas; a ouvidora do MPBA Elza Maria de Souza; o corregedor administrativo, promotor de Justiça Roberto Gomes; a coordenadora da Gestão Estratégica, promotora de Justiça Patrícia Medrado; o juiz de direito do estado de Minas Gerais Ronan Rocha; o professor da Universidade de Lisboa Alaor Leite; e o consultor jurídico Marcelo Porciúncula.

Em sua fala de abertura, o procurador-geral agradeceu ao professor Luís Greco por escolher o Ministério Público da Bahia para receber o lançamento da obra e ressaltou sua relevância, classificando-a como “uma das obras capitais do Direito Penal”. Pedro Maia também ressaltou a maior acessibilidade que a obra traduzida oferece ao público de língua portuguesa. “Sua tradução feita por um dos autores e por uma equipe de notáveis nos dá oportunidade de acompanhar o pensamento mais contemporâneo e mais importante do Direito Penal europeu continental”, afirmou.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!