Esses municípios devem ter o Plano de Coleta Seletiva criado em cerca de cinco meses
Os doze Municípios selecionados no Programa Cidade+Recicleiros 2019 foram anunciados na última semana. Lançado há três meses com o slogan É Hora de Transformar a Realidade do Lixo na Sua Cidade, o edital garante aos contempladas assessoria técnica para o desenvolvimento do Plano Municipal de Coleta Seletiva, sem custo à administração pública.
Dos 91 finalistas, os escolhidos foram: Caçador (SC), Cajazeiras (PB), Caldas Novas (GO), Campo Largo (PR), Garça (SP), Guaxupé (MG), Ji-Paraná (RO), Luís Eduardo Magalhães (BA), Santa Isabel (SP), São José do Norte (RS), Serra Talhada (PE) e Três Rios (RJ). Essas localidades devem ter o Plano de Coleta Seletiva criado em cerca de cinco meses.
A logística reversa foi trazida pela Lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e consiste em um conjunto de ações que viabiliza o ciclo de vida do produto e seu descarte correto. O desenvolvimento do plano representa importante instrumento de direcionamento das ações a serem implementadas, que auxilia na captação de recursos. Nos Municípios selecionadas, projeto deve ser desenvolvido em parceria com a gestão local e com a participação dos grupos de trabalho, formados por representantes técnicos e executivos.
Cidade+Recicleiros é o programa que implementa a coleta seletiva nos Municípios e ajuda o setor empresarial a estar em dia com a obrigação da logística reversa, assessorando as prefeituras na implementação da coleta seletiva inteligente e oferecendo às empresas resultados certificados de reciclagem de embalagens pós-consumo com responsabilidade socioambiental e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.