O deputado estadual Luciano Simões herdará a cadeira da presidência do União Brasil em Salvador, posto ocupado pelo deputado federal Elmar Nascimento. A escolha do parlamentar foi decidida em consenso entre o presidente estadual da sigla, o deputado federal Paulo Azi, o prefeito Bruno Reis, e o próprio Elmar, diz o bahia.ba. O anúncio foi confirmado na última quarta-feira (18).
“[Foi] no mais absoluto consenso, sem nenhum tipo de desgaste nem com Elmar e nem com os vereadores. Todos concordaram com a escolha”, disse o deputado federal.
Em contato com Gabriela Araújo, do bahia.ba, Azi afirmou que a troca do comando surge após uma necessidade da sigla de ter uma liderança mais atuante no campo político do partido. Apesar do líder da Câmara dos Deputados ser um bom nome para o comando, o parlamentar alega que Nascimento não tem tempo hábil para desempenhar as funções propostas pelo cargo.
“Nós percebemos a necessidade de ter uma liderança, uma envergadura política que pudesse dedicar uma parte do seu tempo para organizar a chapa de pré-canidatos a vereadores do partido. O deputado Elmar, como todos sabem, tem hoje atribuições nacionais como líder nacional do União Brasil, como pré-canidato à presidência da Câmara e, claro, não tem tempo mínimo para que possa desempenhar essas funções”, disse o presidente estadual do UB.
Uma das atribuições do novo presidente do UB na capital baiana é organizar as bancadas de vereadores para as eleições de 2024. Devido as atribuições, Elmar optou por não permanecer nesta ocupação, conforme revelou Azi.
“Ele [Elmar Nascimento] próprio colocou isso para o partido e nós em comum acordo, com o prefeito Bruno Reis, avaliando aqueles que se colocaram à disposição para ajudar nesse processo, chegou ao nome do deputado”, relatou o presidente estadual do UB.
O novo cargo de Simões possibilita uma possível troca na liderança do partido na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), comandada por Marcinho Oliveira. O parlamentar vem sendo alvo de críticas pelos correligionários, iniciada através do próprio Luciano, após o parlamentar subir no palanque do governador Jerônimo Rodrigues (PT) pela segunda vez, em Crisópolis.