A atual vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, será a nova ministra da Ciência e Tecnologia no novo governo. A informação é de Renan Monteiro, do jornal O Globo.
Natural de Recife e engenheira pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luciana Santos já foi deputada estadual, deputada federal e prefeita de Olinda em dois mandatos, além de ter sido a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora de Pernambuco, em vitória na chapa com Paulo Câmara (PSB), nas eleições de 2018 junto.
A futura ministra Ciência e Tecnologia concorreu à reeleição como vice-governadora, com Danilo Cabral (PSB), mas não se elegeu.
Além de reforçar os critérios de diversidade, cobrados pelo novo governo depois da primeira leva de anúncios, Luciana Santos tem experiência repetida na área de atuação da pasta. Já foi secretária estadual de Ciência e Tecnologia e trabalhou na comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, quando deputada.
O Ministério, que era ocupado pelo astronauta Marcos Pontes, eleito senador por São Paulo, é responsável diretamente pelas políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação, além de áreas como biossegurança, política espacial e nuclear.