Lucas Moreno, presidente nacional da União Jovem do Brasil (UJB), confirmou nesta segunda-feira (11) a sua pré-candidatura a vereador de Salvador. A oficialização veio após reunião com o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, e o deputado estadual Manuel Rocha, todos também do União Brasil. Ao longo da construção da pré-candidatura, ele já havia recebido também o apoio de ACM Neto.
Bruno Reis manifestou o seu apreço às ideias de Lucas: “Tratamos aqui de projetos para a juventude de nossa cidade, pois Lucas tem um conjunto de propostas que ele vai defender durante a sua campanha e ações para a gente implementar no futuro. Também falamos sobre diversos equipamentos voltados para a juventude”, disse.
“Foram diversas demandas que Lucas trouxe de campos, quadras e praças para a juventude nos bairros de Salvador, além de obras de infraestrutura. Está no caminho certo. Conte comigo, vamos trabalhar muito por nossa cidade, em especial por nossa juventude. Estamos juntos”, completou o prefeito de Salvador.
Lucas Moreno agradeceu à recepção de Bruno Reis, de Elinaldo e de Manuel Rocha nessa nova empreitada: “Estamos construindo esse caminho juntos. Saiba que você, Bruno, pode contar com um soldado na sua campanha, para que a gente consiga essa reeleição e leve os frutos para a cidade de Salvador. Com a juventude sendo protagonista, para a gente fazer Salvador voar ainda mais alto”, disse.
Filiado desde 2011 ao Democratas (hoje União Brasil), Lucas construiu a sua carreira política na ala jovem do partido. Em 2022, foi alçado ao posto de presidente nacional da UJB, braço de juventude e de formação de lideranças políticas do União Brasil. Na gestão pública, trabalhou por nove anos na Prefeitura de Camaçari ao lado de Elinaldo. Também atuou como assessor político na campanha a governador de ACM Neto.
À frente da UJB, Lucas percorreu o país nos últimos dois anos realizando eventos para ouvir a juventude e formular propostas que foram entregues a deputados e senadores do Congresso Nacional. Entre elas, a criação do Fundo Partidário Jovem, que destina 2% do montante aos programas das juventudes partidárias; o Estatuto do Jovem Aprendiz, que facilita a contratação de pessoas entre 14 e 24 anos; e o Jovem Empreendedor do Campo, que institui uma política de estímulo ao empreendedorismo rural na juventude.
Em 2023, Lucas lançou o movimento Jovens Por Salvador, que percorreu os bairros da capital baiana para ouvir demandas da juventude e realizando oficinas de marketing digital, empreendedorismo, educação financeira e ações sociais em instituições que atendem crianças e adolescentes carentes.