domingo 22 de dezembro de 2024
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante compromissos nesta terça-feira no âmbito do Brics — Foto: Alexander Nemenov/AFP
Home / Mundo / MUNDO / Lista de países parceiros fica de fora de negociações em primeiro jantar de Putin e líderes dos Brics
terça-feira 22 de outubro de 2024 às 20:35h

Lista de países parceiros fica de fora de negociações em primeiro jantar de Putin e líderes dos Brics

MUNDO, NOTÍCIAS


No primeiro encontro dos líderes estrangeiros que estão na Rússia para a Cúpula dos Brics, a lista dos países que despontam como possíveis parceiros do bloco não foi tema de negociação.

O jantar, realizado na noite desta terça-feira, foi a primeira agenda conjunta do presidente russo, Vladimir Putin, com os cerca de 20 líderes que participam do encontro. Na agenda, houve uma troca de impressões gerais entre os chefes de Estado. Os presentes também mostraram interesse no quadro saúde do presidente Lula, que cancelou sua ida após se machucar num acidente doméstico e foi representado pelo chanceler Mauro Vieira.

Putin contou sobre o telefonema que teve com Lula e comunicou que o presidente brasileiro vai participar, por videoconferência, da segunda sessão de reunião que os líderes terão nesta quarta-feira, por volta das 6h do horário de Brasília.

A ausência de debate sobre os países que devem figurar na lista de possíveis parceiros dos Brics foi vista pelos diplomatas brasileiros como um sinal de que a Rússia está com os trâmites adiantados sobre o tema. A lista e seus critérios de escolha, no entanto, devem ser discutidos entre as lideranças da cúpula detalhadamente, ao longo desta quarta-feira.

Os países apontados como os possíveis parceiros do bloco são Cuba e Bolívia, da América Latina, além de Belarus, Indonésia, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Turquia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã. A Venezuela e a Nicarágua ficaram de fora. A decisão vai na linha do desejo do governo brasileiro.

Entre membros do Itamaraty, a expectativa é que essa lista não seja oficializada no encontro. Fontes russas comunicaram as autoridades brasileiras que farão consultas a todas as nações que figuram como potencial parceiras, antes de formalizar qualquer passo.

A avaliação é que a Rússia deve convocar uma nova reunião para anunciar a lista, antes de deixar a presidência do bloco, em dezembro. O Brasil deve assumir o comando dos Brics com o tema já resolvido.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!