A SNCF anunciou na manhã de sexta-feira (26) que a circulação do TGV foi gravemente perturbada na sequência de uma série de atos ilícitos.
A companhia nacional francesa de caminhos-de-ferro, SNCF, informou nesta sexta-feira que as linhas de alta velocidade foram atingidas por vários “atos de vandalismo” que perturbaram fortemente o tráfego no dia da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de alto risco.
O tráfego teve de ser cortado em algumas linhas e muitos comboios foram suprimidos.
SNCF a été victime cette nuit de plusieurs actes de malveillance concomitants touchant les LGV Atlantique, Nord & Est. Des incendies volontaires ont été déclenchés pour endommager nos installations.
La LGV Sud Est n’est pas touchée, un acte de malveillance a été déjoué.— SNCF Réseau (@SNCFReseau) July 26, 2024
As linhas do oeste, norte e leste de França foram afetadas, anunciou a SNCF. As ligações para a vizinha Bélgica e para Londres, através do Canal da Mancha, também foram prejudicados.
As autoridades governamentais denunciaram os incidentes horas antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, que estão a decorrer em toda a França, embora não haja sinais imediatos de uma ligação aos Jogos.
A polícia nacional disse que as autoridades estão a investigar o que aconteceu. Os meios de comunicação social franceses relataram um incêndio de grandes proporções numa movimentada via ocidental.
Estes acontecimentos ocorrem no dia da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e no início das férias de muitos franceses.
O ministro demissionário dos Transportes, Patrice Vergriete, condenou veementemente os ” atos criminosos “.