Até o próximo dia 28, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vai participar de uma ação de sustentabilidade que busca apoiar as cooperativas de reciclagem afetadas diretamente pela não-realização do Carnaval em 2021. Trata-se do projeto Circuito Mar, fruto de uma parceria com MAP Brasil, SOLOS e a Ambev, que pretende retirar de quatro circuitos à beira-mar 20 toneladas de materiais, a exemplo de latinhas de alumínio, garrafas PET, caixas de papel e até óleo de cozinha, gerando cerca de R$100 mil em renda para as cooperativas.
O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, destacou que o trabalho das cooperativas impacta de forma positiva na preservação do meio ambiente. “Apoiar essa iniciativa é também uma forma de valorizar o trabalho desses profissionais”, disse.
O recolhimento do material já está acontecendo duas vezes na semana, com o uso de triciclos e uma Kombi, sendo encaminhado para uma central em cada um dos circuitos, para otimizar a logística. Depois, seguem para triagem, pesagem e comercialização nas cooperativas parceiras.
Iniciativa
A ação é um dos atos promovidos pelo Circuito Mar e acontece em quatro circuitos: Barra, Ondina, Rio Vermelho e Pituba. Nesses locais, as cooperativas farão a coleta dos materiais gerados em bares, restaurantes, hotéis e condomínios.
“Esse projeto é a oportunidade de conectar estabelecimentos com cooperativas para que deixemos um legado entre esses dois atores que poderão continuar se apoiando ao longo do ano. Isso reforça o propósito da Casa Mar e torna esses atores potências”, explica Saville Alves, sócia da SOLOS, co-realizadora da ação de sustentabilidade.
Suporte
Além dessa ação, a Limpurb presta suporte às cooperativas cadastradas durante o ano, coletando materiais através de caminhões do tipo baú. No entanto, devido à pandemia, os serviços estão suspensos.