segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Anderson TorresAnderson Torres | Isac Nóbrega/PR
Home / NOTÍCIAS / Ligação com Anderson Torres coloca pressão por demissão de novo número 2 da Abin
terça-feira 7 de março de 2023 às 08:01h

Ligação com Anderson Torres coloca pressão por demissão de novo número 2 da Abin

NOTÍCIAS


O governo Lula passou a ser pressionado de acordo com Bela Megale, do O Globo, por integrantes do PT, da Polícia Federal e própria Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para trocar o recém nomeado diretor-adjunto do órgão, o delegado federal Alessandro Moretti. A principal insatisfação diz respeito à sua ligação com o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, preso desde 14 de janeiro e investigado por omissão em relação aos atos golpistas de 8 de janeiro.

Moretti foi secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal entre 2019 e 2021, na primeira passagem de Torres pelo cargo, e também ocupou a chefia da área de inteligência da PF no governo Bolsonaro.

A nome de Moretti foi escolhido pelo também delegado federal Luiz Fernando Corrêa, indicado pelo presidente Lula, na última sexta-feira, para assumir a direção-geral da Abin. Até ter seu nome sabatinado pelo Senado, é o número dois que fica à frente do órgão.

O ponto de insatisfação de agentes da Abin é que o comando do órgão deixou de ser ocupado por um quadro orgânico e voltou às mãos de um delegado da PF. A Abin tem uma demanda antiga para que o seu diretor-geral seja um funcionário da carreira da própria agência.

Luiz Fernando Corrêa teria se comprometido a trabalhar por uma lei que torne os cargos de direção exclusivos à carreira de inteligência.

Veja também

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em alta, após ganhos em Wall Street por PCE nos EUA

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente com valorização firme nesta segunda-feira (23) após os ganhos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!