quinta-feira 21 de novembro de 2024
Trabalhos da sessão foram dirigidos pelo presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes, Foto: Juliana Andrade/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Líderes na AL-BA, Rosemberg Pinto e Alan Sanches chegam a acordo sobre pauta
terça-feira 16 de maio de 2023 às 07:12h

Líderes na AL-BA, Rosemberg Pinto e Alan Sanches chegam a acordo sobre pauta

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Dirigido pelo presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes, o primeiro horário da sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), desta última segunda-feira (15), contemplou a fala de todos os inscritos, que usaram o tempo para repercutir suas agendas, além de trazer suas pautas e posicionamentos. Durante os trabalhos, houve um entendimento entre os líderes da maioria e da minoria, os deputados Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches (União Brasil), respectivamente, para renovar o acordo de não pedir verificação de quórum no pequeno expediente.

Hilton Coelho (Psol) lamentou a votação, na terça-feira passada, dia 9, do projeto de lei de reajuste salarial dos professores, além dos subsídios dos professores indígenas do Estado. Para o socialista, houve uma injustiça por parte do Governo do Estado ao excluir, da proposta, os aposentados, profissionais do Reda e os que pertencem aos níveis 1 e 2.

Leandro de Jesus (PL) voltou a cobrar o início da CPI para apurar as ocupações do MST na Bahia, ao citar a decisão liminar que atendeu a um mandado de segurança impetrado por ele, obrigando a Casa a instalar o colegiado. O liberal pediu respeito às 30 assinaturas de parlamentares que subscreveram o requerimento para sua abertura na Casa.

Robinho (União Brasil) criticou as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última quinta-feira (11), no lançamento do PPA Participativo na Bahia, onde chamou alguns representantes do agronegócio de São Paulo de “negacionistas e fascistas”. Para o deputado, é “inversão de valores com o segmento que mais gera riqueza para o Brasil”.

Dr. Diego Castro (PL) se posicionou contra o pacote do Poder Executivo que reestrutura a área de Segurança Pública, sobretudo no ponto que trata do reajuste de 9% para os delegados de polícia. O liberal defendeu isonomia no soldo para as demais forças policiais, como escrivães, investigadores, agentes penitenciários, policiais militares e bombeiros.

Rosemberg Pinto  (PT) repercutiu a 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária, promovida pelo MST na capital paulista, onde foram comercializadas mais de 500 toneladas de todos os estados, em quatro dias de evento. Para o petista, o movimento cumpre o papel de trazer à lume a justiça social pela luta fundiária e reforma agrária em um país ainda muito desigual.

Alan Sanches (União Brasil) adiantou que a bancada da minoria votará contra a proposta que reestrutura a área de segurança pública, prevista para ser apreciada, por acordo, nesta terça-feira (16). Segundo ele, a oposição pleiteará os 9% de aumento, previsto para os delegados, às demais categorias, “pois os 4% não fazem nem a reposição inflacionária do último ano, de 6%”.

José de Arimateia (Republicanos) registrou o sucesso do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, da qual será o presidente, na última quinta-feira (11), em sessão especial concorrida na ALBA. O parlamentar destacou, entre as lutas dos associados, a ampliação dos conselhos municipais na Bahia, que atualmente está em 184.

Jurailton Santos (Republicanos) parabenizou o colega de partido pela instalação da Frente, à qual integrará para fortalecer as políticas públicas em prol do idoso. O deputado também destacou a presença, nas galerias Paulo Jackson, de membros do projeto J-PRO, idealizado por ele para que jovens, entre 15 e 29 anos, vivenciem o dia a dia da ALBA.

Veja também

PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 em inquérito sobre tentativa de golpe de estado

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!