sexta-feira 24 de janeiro de 2025
Foto: Ag. Câmara
Home / DESTAQUE / Líderes governistas da Câmara resistem a fazer indicações para comissões mistas
sexta-feira 24 de março de 2023 às 06:38h

Líderes governistas da Câmara resistem a fazer indicações para comissões mistas

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Partidos da base aliada do governo Lula na Câmara hesitam segundo Mariana Carneiro, do Estadão, em fazer as indicações para as comissões mistas por receio de enfrentar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Legendas como PDT, PSD, PSB e o próprio PT vinham dando respaldo a Lira na divergência aberta com Rodrigo Pacheco (PSD-MG) sobre a tramitação das medidas provisórias. Se antes se colocaram ao lado do presidente da Câmara para defender o que diziam ser prerrogativas da Casa, agora se veem no dilema de, com isso, atrasar o calendário de votações do governo. O assunto deve ser debatido entre os líderes partidários durante uma reunião no início da próxima semana.

Apesar das críticas de Lira a Pacheco, a quem acusou de seguir orientações de Davi Alcolumbre (União-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL), seu desafeto, o presidente do Senado não pretende responder publicamente.

Pacheco está disposto, porém, a forçar os líderes partidários a indicarem membros para as comissões mistas (deputados e senadores) caso isso não ocorra dentro do prazo. Nesta quinta (23), Pacheco decidiu acatar pedido de senadores e impor a fixação da tramitação das MPs por meio de colegiados mistos. Lira queria manter o rito da pandemia, em que a Câmara tem mais poderes do que o Senado.

No Palácio do Planalto, a situação é vista como delicada porque os governistas não pretendem se indispor com Lira, mas tampouco podem se dar ao luxo de adiar ainda mais o início da tramitação das matérias no Congresso, que estão paradas há cerca de dois meses.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), reforçou a defesa pela volta das comissões mistas, ainda que a Câmara pudesse tentar obstruir os trabalhos. Já na Câmara, José Guimarães (PT-CE) ainda busca um acordo que atenda a Lira, que rechaça a volta desses colegiados. Em busca de uma solução, Lula convocou uma reunião com a articulação política nesta sexta-feira (24).

Além de Guimarães, os deputados Alencar Santana (PT-SP), Carlos Zarattini (PT-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) trabalham neste momento em um novo formato de acordo com Lira para tentar dissolver o impasse.

Veja também

Contas externas do governo Lula têm saldo negativo de US$ 56 bilhões em 2024

As contas externas do país registraram saldo negativo em 2024, chegando a US$ 55,966 bilhões, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!