A decisão de Lula de dar uma sobrevida à ministra do Turismo, Daniela Carneiro, irritou a bancada do União Brasil na Câmara, que esperava a demissão concretizada ainda nesta terça-feira (13).
Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, os deputados combinaram de discutir o “desembarque” do governo durante a reunião da bancada na tarde desta terça, em Brasília. O encontro será comandado líder do União Brasil na Casa, o deputado baiano Elmar Nascimento.
Segundo deputados da sigla ouvidos pela reportagem, a ideia seria começar a mandar “recados” ao Palácio do Planalto já nesta semana, votando na Câmara contra algum projeto de interesse do governo.
Deputados do União Brasil já haviam avisado lideranças do governo que, assim como entregaram cerca de 50 votos nas principais votações deste ano até agora, poderiam retirar esses votos e fortalecer a oposição a Lula.
Deputados da sigla afirmam que o clima com o governo está “bélico”. Eles esperavam que Lula nomeasse o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) para o lugar de Daniela no ministério.
Sabino tem apoio de grande parte da bancada do União Brasil na Câmara. Deputados fizeram, inclusive, um abaixo-assinado em apoio à nomeação do colega para a pasta.
Em reunião nesta terça, Lula deixou claro à ministra que há uma pressão pela saída dela do cargo, mas que só pretende bater o martelo da demissão após se reunir com Sabino e outras lideranças.