segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/Globo Rural
Home / NOTÍCIAS / Líderes do agronegócio no Oeste da Bahia fecham alianças para ampliar influência na política
quarta-feira 8 de junho de 2022 às 09:56h

Líderes do agronegócio no Oeste da Bahia fecham alianças para ampliar influência na política

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Lideranças do agronegócio do Oeste da Bahia intensificaram as costuras para formar uma aliança unificada com produtores de outros territórios agrícolas de relevância econômica.

Segundo a coluna de Jairo Costa Junior, da coluna Satélite, no *CORREIO, estes produtores estão decididos romper de vez o isolamento em relação aos demais polos ruralistas do estado, para ampliar a influência política do setor.

Em especial, as regiões Sul da Bahia, conhecida pela diversidade de culturas e pela alta produção de cacau, e Norte, gigante nacional da fruticultura irrigada no Vale do São Francisco. A estratégia é aumentar a musculatura para brigar por reivindicações comuns a todos e assegurar apoio mútuo em demandas específicas de cada polo.

A ofensiva para unir os grandes players da agricultura no estado dominou as conversas entre pesos-pesados do setor nos bastidores da Bahia Farm Show, em Luis Eduardo Magalhães. Embora o Oeste seja o mais pujante centro do agro baiano, a avaliação é de que, sozinho, ele não tem poder suficiente para impor pautas que interessam aos produtores locais.

Nas análises conjuntas, representantes do agronegócio no Oeste se disseram convictos conforme a coluna Satélite, de que chegou a hora de sair do casulo e construir pontes sólidas com porções do estado onde o campo é motor econômico e maior gerador de empregos na iniciativa privada. Além do Sul e do Norte, a ideia é agregar também regiões como o Sudoeste e a Chapada Diamantina, destaques na produção de café de qualidade superior. Para eles, a integração entre os polos garantirá força para pressionar políticos com base eleitoral na zona do agro a se empenharem na defesa do setor e gás extra para duelar, em pé de igualdade, com estados em que a agricultura possui influência considerável junto ao Congresso e ao governo federal, diz Jairo em sua coluna.

Veja também

Conheça 5 armadilhas que o comércio costuma usar para vender mais no Natal

Ligamos a TV e nos deparamos com um comercial que toca o coração: duas irmãs …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!