Líderes de três países europeus viajam para Kiev para se encontrar com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o primeiro-ministro ucraniano Denis Shmyhal nesta terça-feira (15), segundo o governo polonês.
Em um comunicado, o gabinete do governo polonês disse que o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, o vice-primeiro-ministro Jarosław Kaczyński, o primeiro-ministro tcheco Petr Fiala e o primeiro-ministro esloveno Janez Janša visitarão a capital ucraniana como representantes do Conselho Europeu.
O comboio com os líderes a bordo partiu antes das 9h00 (horário local), disse o chefe da chancelaria do primeiro-ministro da Polônia.
“A visita é organizada em consulta com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen”, disse o comunicado.
“O objetivo da visita é confirmar o apoio inequívoco de toda a União Europeia à soberania e independência da Ucrânia. O objetivo desta visita também é apresentar um amplo pacote de apoio à Ucrânia e aos ucranianos”.
Morawiecki disse que ele e os outros líderes estavam indo para Kiev para “mostrar nossa solidariedade aos ucranianos” e denunciou “a agressão criminosa de Putin contra a Ucrânia”.