Um dos maiores divulgadores da doutrina espírita na atualidade, o médium Divaldo Franco celebra, neste domingo (5), 97 anos. Para marcar a data, o líder espiritual participa de workshop nesta manhã, na Mansão do Caminho, que fundou em 1952 com o amigo Nilson de Souza Pereira. No evento, que consagra ainda seus 77 anos de oratória espírita, o embaixador da paz no mundo discorre sobre temas da atualidade à luz da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus.
“Divaldo atinge surpreendente e exemplar performance, com mais de 20 mil conferências e seminários em 71 países – em muitos deles, por várias vezes –, dos cinco continentes. Denominado Semeador de Estrelas e, segundo Chico Xavier, ‘tendo uma estrela na boca’, suas conferências têm atraído numeroso público, que se emociona com os comentários, narrativas e ensinamentos transmitidos, os quais promovem o autoconhecimento e anunciam o alvorecer de uma Nova Era”, celebra a instituição, que atende diariamente cerca de seis mil pessoas, em suas redes sociais.
O filantropo baiano, natural de Feira de Santana, cumpre sua missão mediúnica desde os 20 anos, quando fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção, 5 anos antes de fundar a Mansão do Caminho, como lar de crianças órfãs.
Em sua trajetória, foi pioneiro, no Brasil e na América Latina, no atendimento a menores carentes em unidades-lares, tendo adotado e registrado 684 filhos em seu nome. É reconhecido como Líder Religioso pela Organização das Nações Unidas (ONU) e considerado Embaixador Universal da Paz pela Universal Peace Embassy e Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix.
Com mais de 250 obras publicadas, entre psicografias e coautorias, realiza, há cerca de 25 anos, o Movimento Você e a Paz, que já alcançou 12 estados brasileiros e 11 países. Ao longo do caminho, esteve em cinco continentes, por onde percorreu 70 países realizando palestras, seminários, workshops, cursos e conferências.
Sua missão humanitária, social e espiritual já inspirou 27 autores a escreveram livros a respeito de sua vida e sua obra, inclusive com adaptações para o teatro e cinema, que foi o caso de “Divaldo, o Mensageiro da Paz”, filme lançado pela Fox e Disney em setembro de 2019. Motivou também a tradução de suas obras para 17 idiomas diferentes, inclusive 20 delas transcritas para o sistema braile.