O líder da União Brasil na Câmara, o deputado federal pela Bahia, Elmar Nascimento, é o favorito para relatar a PEC do Lula, assim que o texto for analisado pelos deputados. Também por isso, cotado para ser ministro de Lula. A ida de Elmar, que conta com o apoio de Arthur Lira (PP), presidente da Casa, seria nos moldes do que aconteceu com Tereza Cristina e Onyx Lorenzoni no governo Bolsonaro.
No Senado, o texto apresentado por Marcelo Castro (MDB) deve ter como relator o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A dobradinha do União Brasil é vista por integrantes do novo governo como uma sinalização favorável para trazer a sigla, de vez, para a base de governo de Lula em 2023.
O assunto foi discutido nesta última terça-feira (6) por Lula e integrantes da equipe de transição. Além de relatar a PEC, parlamentares do União Brasil defendem que o novo governo conceda dois ministérios para a sigla: um seria comandado por um nome do partido no Senado e outro por um representante da Câmara.