Ao longo do ano de 2023, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou 52 projetos de autoria dos parlamentares, reflexo do esforço conjunto empenhado pelo presidente Adolfo Menezes e pelos líderes das bancadas do governo e da oposição, Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches (União Brasil), respectivamente. Do total de proposições votadas e aprovadas em plenário, nove foram sancionadas pelo governador Jerônimo Rodrigues e seis foram promulgadas pelo presidente do Legislativo baiano. Outros 37 textos ainda aguardam o trâmite final para se tornar lei.
De autoria do deputado estadual Eduardo Salles (PP), a Lei de n°14575/2023 que deu ao novo aeroporto do município de Bom Jesus da Lapa o nome de Eva Ribeiro foi promulgada em 2023, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes.
No projeto de lei, Salles ressaltou a trajetória de vida de Evany Ribeiro Pereira, natural do distrito de Porto Novo, em Santana, que se mudou para Bom Jesus da Lapa em 1970, dedicando sua vida a serviço dos mais pobres e necessitados do município, ganhando o apelido de mãe dos pobres lapenses.
“Essa homenagem a Dona Eva Ribeiro se faz necessária, já que esta obra é resultado do grande esforço que o povo de Bom Jesus da Lapa e região tem feito para que haja crescimento e avanço, gerando mais renda e emprego a esse povo tão batalhador, que são espelhos da Dona Eva”, justificou.
Construído pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e inaugurado no dia 6 de agosto de 2023, o novo aeroporto contou com investimento de R$ 26,1 milhões e tem pista de pouso e decolagem, taxiway, pátio para estacionamento de aeronaves, terminal de passageiros, equipamentos de auxílio à navegação aérea e serviços complementares.
“Será um importante vetor de crescimento da região e beneficiará as cidades de Paratinga, Sítio do Mato, Serra do Ramalho, Ibotirama, entre outras. A fruticultura e o turismo religioso, tão fortes na região serão diretamente beneficiados, podendo escoar sua demanda de produção e receber ainda mais turistas para seus festejos anuais”, previu o legislador.