O Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) realizou, durante toda esta última quarta-feira (17), o 1º Seminário Estadual de Trânsito. O evento aconteceu no Auditório Jornalista Jorge Calmon, da Assembleia Legislativa, e reuniu especialistas para discutir ideias e compartilhar experiências.
Proponente do debate na Casa Legislativa, o deputado Niltinho (PP) falou sobre a importância da realização do evento na ALBA e do avanço nas leis de trânsito. “O Detran está no caminho certo. Segue melhorando as leis e segue preocupado em avançar, cada passo dado melhora a vida de toda a população”, disse. O parlamentar defendeu a municipalização das questões ligadas ao trânsito e disse que este é um importante caminho para as cidades.
O seminário inseriu-se na programação do Maio Amarelo 2023, movimento que comemora 10 anos de criação mantendo o objetivo de “chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo”. O Maio Amarelo, informa o site oficial, é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.
O vice-presidente da ALBA, deputado Zé Raimundo Fontes (PT), parabenizou a iniciativa do Detran-BA e do deputado Niltinho e colocou a Assembleia Legislativa como colaboradora do órgão para melhorar a vida da população, do trânsito e dos municípios. O deputado Hassan (PP) também participou do evento.
Palestras
Com o tema Trânsito Responsável: como melhorar os indicadores, o encontro contou com palestra e recepção de Rodrigo Pimentel, diretor-geral do Detran, que apresentou o Projeto de Educação para o Trânsito desenvolvido no Estado. Participou também do evento o presidente da Comissão de Trânsito da OAB-BA e fundador do IBDTrânsito, Danilo Oliveira Costa. Ele revelou números alarmantes, que registram uma morte por acidente de trânsito a cada 4 horas, e defendeu a criação de instâncias especiais que atuem para minimizar o problema, como uma vara judicial e delegacia de polícia especializada em trânsito.
No período da tarde foram palestrantes Elísio Souza Melo, pós-doutorando em difusão do conhecimento, educação para o trânsito e políticas públicas, com o tema A Conscienciologia e a Educação para o Trânsito, e Eduardo Biavati. Ele, que é mestre em Sociologia e especialista em Segurança no Trânsito e ex-coordenador do programa de Prevenção de Acidentes da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, falou sobre Mobilidade Sustentável e Segurança no Trânsito: o desafio sobre duas rodas.
Para finalizar o evento de forma lúdica, os participantes assistiram a uma apresentação teatral, com trechos da obra O céu já tem anjos demais. O seminário contou com o apoio da Fenasdetran, OAB-BA, ALBA, UPB e Abramet.