O vice-governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão (PP), afirmou em entrevista a rádio Band News na manhã desta segunda-feira (4), que se reuniu com ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que lhe garantiu que o governo federal vai participar do projeto da ponte Salvador-Itaparica, não diretamente, mas ajudando a construir e recuperar a malha viária no entorno do projeto.
O vice-governador disse ainda que os chineses criaram uma empresa com sede na Bahia para participar da licitação que vai buscar interessados em construir a ponte em regime de PPP.
Leão afirmou que a ilha será toda urbanizada, que a rodovia que liga Bom Despacho a Ponte do Funil será duplicada e que será construída uma nova rodovia cortando o centro da ilha por onde passarão os caminhões de carga. Segundo ele, a urbanização e a atividade turística vão aumentar e a ilha pode chegar a ter 300 mil habitantes.
Em recente entrevista ao Acesse Política, o vice-governador afirmou que 77% da riqueza da Bahia estaria concentrada na capital e nos municípios da região metropolitana de Salvador, somando com mais 5% no território do Portal do Sertão que é Feira de Santana e outros mais 5% no território do Litoral Norte chegando a um toral de 87% da riqueza em uma área territorial muito pequeno, com cerca de somente 4,3% do estado.
Por isso, segundo João Leão, a Ponte Salvador-Itaparica irá levar o progresso e milhares de empregos para os outros 95% de território da Bahia que só possuem 13% da riqueza. E afirmou que, também por isso, a ponte irá ser construída e será o maior vetor de desenvolvimento econômico do estado da Bahia.
Em reunião com ministro, Leão trata sobre ponte e vinda de Bolsonaro à Bahia
Em entrevista, o vice-governador João Leão fala sobre os objetivos do novo mandato