quarta-feira 20 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Leão apoia ACM Neto na Bahia, mas vai de Lula ao Planalto
quinta-feira 17 de março de 2022 às 19:52h

Leão apoia ACM Neto na Bahia, mas vai de Lula ao Planalto

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Na esteira da implosão da aliança entre PP e PT desencadeada por Jaques Wagner (PT) na Bahia, o vice-governador João Leão (PP) confirmou nesta quinta que será candidato ao Senado na chapa de ACM Neto (União Brasil) no estado — e acenou a um possível apoio ao ex-presidente Lula (PT).

“Tenho uma vontade muito grande de apoiar o presidente Lula. Mas na vida política você apoia quem quer ser apoiado. Se Lula quiser ter o apoio de João Leão, ele vai ter que me sinalizar”, disse o cacique durante coletiva ao lado do ex-prefeito de Salvador.

Durante o encontro, ACM Neto afirmou que a chegada do PP e de Leão na aliança representa a construção de um “governo amplo”, e que a definição sobre quem o União Brasil irá apoiar na sucessão presidencial será tratada apenas após o fim da janela partidária, em 2 de abril. O presidente do partido Luciano Bivar já declarou que a sigla lançaria um nome próprio ao Planalto, mas o enlace com o PP na Bahia poderá mudar essa disposição.

Até poucas semanas atrás, Jacques Wagner era o predileto para a sucessão petista de Rui Costa no estado, mas escolheu continuar senador até 2026 e desenhou com Lula uma conciliação: Otto Alencar (PSD) deixaria o Senado para concorrer ao governo e, Rui Costa, por sua vez, tentaria o Senado. Já o vice João Leão assumiria o Executivo entre abril e dezembro, encerrando a carreira como governador.

O plano começou a azedar quando Wagner afirmou a uma rádio, no início da última semana, que Rui Costa permaneceria no governo até o final de seu mandato, deixando Leão de mãos abanando. Nos dias seguintes, o cacique do PP deu início ao desembarque de nomes da legenda do governo Costa, após mais de 13 anos de aliança.

Veja também

Câmara aprova projeto de lei que altera as regras das emendas parlamentares

A Câmara dos Deputados concluiu nesta última terça-feira (19) a votação do projeto que regulamenta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!