Nesta segunda-feira (29) o município de Lauro de Freitas irá sediar o Seminário MetroUrbi 2019 o mais importante evento de desenvolvimento e mobilidade que contará com a palestras de especialistas, políticos e autoridades
O evento será no CineTeatro no centro de Lauro de Freitas e começa às 8h (confira a programação completa abaixo) com a participação de 13 municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e concentram mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) de toda a Bahia, mas com particularidades próprias e desafios que ainda precisam ser superados, principalmente quando o quesito é mobilidade.
Para descobrir as melhores soluções, a cidade de Lauro de Freitas, uma das componentes da região, vai sediar um seminário que vai contar com especialistas e autoridades no assunto não só do estado como do Brasil.
PROGRAMAÇÃO
Trata-se do Seminário Metropolitano de Desenvolvimento Econômico, Mobilidade Urbana e Inovação (MetroUrbi), que acontece nesta próxima segunda-feira, 29 de abril, a partir das 8h, no Cine Teatro de Lauro de Freitas, que fica no centro da cidade.
O curador é Mauro Cardim, que também é secretário de desenvolvimento e tecnologia do mesmo município. Em visita de cortesia à sede do jornal Tribuna da Bahia, ele explicou os detalhes do evento e foi recebido pelo presidente da publicação, Walter Pinheiro.
Faça sua inscrição gratuitamente aqui
De acordo com Cardim, a ideia é a de um debate amplo, suprapartidário, que envolva todos os municípios da RMS, cujo limite mais ao norte está a cidade de Pojuca, até Vera Cruz, mais ao sul. O objetivo é realizar uma imersão técnica, fazendo um raio-x das necessidades de cada local.
“Temos uma boa relação com os outros secretários e precisamos buscar mecanismos para o desenvolvimento de outras cidades. Para isso, necessitamos trocar informações, pois ainda falta uma política de integração. É importante que o sistema de transporte de massa dê velocidade, conforto e segurança ao passageiro”, disse Cardim.
Além dos secretários de planejamento dos municípios da Região Metropolitana de Salvador, devem participar do evento o vice-governador do Estado, João Leão (PP) que fará a abertura do Seminário, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD) e o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster. De fora da Bahia, também estão confirmados o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Governo Federal, Jean Carlos Pejo, o secretário de transporte e obras do Espírito Santo, Fábio Damasceno, e o diretor de fomento e originação de Negócios do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Caio Ramos.
Aeromóvel
Ao final do Seminário, previsto para as 19h, uma Carta Técnica será elaborada e encaminhada para as autoridades dos Governos Estadual e Federal. Com relação ao transporte no próprio município, Mauro Cardim destacou o projeto de construção de um aeromóvel, que teria aproximadamente 12 km e ligaria diversas localidades do município. No Brasil, o modal já existe na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.