Agentes Comunitários de Saúde de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana participaram do curso interativo sobre Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). A capacitação, foi iniciada na terça-feira (16), na unidade do SENAI, Centro, e seguiu até quarta-feira (18).
À luz das especificidades do estatuto, o palestrante Adailton Agra, assessor especial da SEMDESC, explica que a formação para os agentes focaliza o atendimento de famílias e denúncias. “Este profissional tem um papel muito importante na rede de proteção, pois também é membro da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando a identificação de possíveis violações aos direitos das crianças e adolescentes” ressaltou.
Vilma Bahia atua como agente na comunidade de Caji Caixa D’água e destaca que a capacitação trará um novo olhar a sua profissão. “Nós acessamos famílias em diversos contextos sociais e muitas vezes presenciamos situações que ferem os direitos humanos. Com os conhecimentos sobre os regimentos do ECA, poderemos prestar melhores orientações às pessoas” frisou Bahia.
A titular da SEMDESC, Huldaci Santana traçou um panorama sobre as ações e programas da secretaria, enfatizando a atenção aos jovens e suas famílias. Outros servidores, como Guarda Municipal, salva-vidas, além de lideranças da comunidade de Itinga, já foram capacitados pelo curso interativo sobre Estatuto da Criança e do Adolescente.