quinta-feira 26 de dezembro de 2024
Foto: Imagem Ilustrativa - Maína Diniz
Home / NOTÍCIAS / Lauro de Freitas estuda implantação de Maternidade Municipal pelo PAC; saiba mais
quinta-feira 28 de dezembro de 2023 às 06:30h

Lauro de Freitas estuda implantação de Maternidade Municipal pelo PAC; saiba mais

NOTÍCIAS, RMS, SAÚDE


A população de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, pode ganhar novos equipamentos de saúde. Trata-se da primeira Maternidade Municipal e duas novas unidades de saúde nos bairros de Capiarara e Quingoma. Em entrevista na última terça-feira (26) a Victor Hernandes, do Bahia Notícias, o secretário municipal de saúde da cidade, Augusto César, apontou que os projetos das unidades devem ser indicados para para receberem recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A unidade de saúde da família de Capiarara, que terá formato híbrido, deve ser entregue no 1º semestre de 2024, conforme explicou Augusto.

“A unidade de saúde da família de Capiarara é uma unidade mista, nós temos uma previsão de entrega ainda no primeiro semestre de 2024. A unidade que já tinha começado na gestão anterior parou por determinado tempo em virtude do recurso de transferência federal. Fizemos um projeto e vamos ter essa unidade que vai ser a unidade de pronto atendimento 24 horas com unidade de saúde da família. Vai atender uma população em torno de 15 a 20 mil pessoas. As outras unidades de que é pelo PAC aí depende muito o da transferência de recursos, nós temos a previsão de que ao longo do ano de 2024 vamos concluir”, revelou o secretário.

Sobre a implantação da Maternidade Municipal, o titular da saúde pontuou que o projeto entrará no pacote de obras do PAC na cidade, em conjunto com a entrega de uma nova ambulância e das duas unidades de saúde da família.  Atualmente, o município tem uma maternidade em funcionamento nas dependências do Hospital Menandro de Farias.

“Hoje o Hospital Menandro de Farias ainda tem uma maternidade que atende de portas abertas. […] O nosso PA [Pronto Atendimento] que foi chamado PA Covid, foi fechado por não ter mais a pandemia. Diante disso, nós fizemos uma parceria e apresentamos ao Governo do Estado esse local para fazermos a maternidade. O estado comprou a ideia e nós estávamos com uma situação bem avançada. O projeto é maior e envolve estados e municípios. Já posso adiantar que no PAC terá ainda a maternidade, duas novas ambulâncias do SAMU e as unidades de saúde da família”, disse ao Bahia Notícias.

Veja também

Overclean: Vereador baiano preso devido operação envia mensagem de fim de ano: ‘Boas Festas’

O vereador Júnior Figueiredo (PSDB), que foi preso durante o cumprimento da primeira fase da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!