A Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, da Câmara Municipal de Salvador, irá lançar, na próxima sexta-feira (13), às 15h30, o livro “Democracia e Direitos Humanos no Brasil (2016/2020): a ofensiva das direitas”, organizado pela CUT Nacional.
A obra, com 12 artigos, é o resultado do ciclo de debates realizado pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos da Central Única dos Trabalhadores CUT.
O encontro acontecerá na plataforma de videoconferência Zoom e será mediado pela diretora da Escola do Legislativo, vereadora Marta Rodrigues (PT), com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal aberto 12.3) e pelas redes sociais do Poder Legislativo Municipal (www.facebook.com/tveradiocam).
Vão participar do lançamento os organizadores da coletânea, Ana Penido e Marcelo Buzetto, em diálogo com os autores dos artigos que compõem a obra, além da presidente da CUT-BA, Madalena Firmo, do coordenador-geral da Escola Nordeste Marise Paiva de Morais, Messias Vale, e do secretário-adjunto de Políticas Públicas e Sociais e DH pela CUT Brasil, Ismael José César.
Conforme Marta, o livro traz análises críticas sobre a origem e o desenvolvimento do pensamento conservador e neofascista no Brasil contemporâneo, em especial as diferentes correntes do chamado “bolsonarismo” e seus reflexos nas forças de segurança pública.
Na avaliação da vereadora, a obra será importante para nortear aqueles que quiserem entender a história de nosso país. “Como já dizia Paulo Freire, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria construção. Este livro, assim como muitos, será instrumento para manutenção da nossa democracia”, disse Marta.