Na tarde desta última quinta-feira (7), o cientista social, professor, e pré-candidato ao Governo da Bahia pelo PSOL, Kleber Rosa, recebeu título de mestre concedido pelo “Mestrado Profissional Em Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Cabula. O postulante ao Palácio de Ondina defendeu a dissertação “Entre o Negado e o Praticado A Persistência do Racismo No Currículo da (EJA) na Bahia” e obteve aprovação da banca examinadora.
O pesquisador Kleber Rosa destaca que o tema abordado pela dissertação reflete sua trajetória de militância no movimento estudantil desde o período secundarista ao universitário e o processo de formação política em que passou através do movimento negro e da luta cotidiana contra o racismo na educação.
” Esse estudo é fruto de toda a minha trajetória tanto pessoal como política. É fundamental tentarmos compreender, do ponto de vista científico, como o racismo opera na nossa sociedade. Passei minha vida inteira lutando em defesa da educação pública e de qualidade. Lutando pelo acesso da população negra à universidade. Inclusive, concluí meu Ensino Médio na condição de aluno da Educação de Jovens e Adultos em uma escola noturna de Salvador. Então, realizei a pesquisa sobre algo que faz parte da minha própria trajetória de vida”, revela Kleber Rosa, ao pontuar que pretende publicar um livro a partir do material que conseguiu levantar na dissertação.
O psolista trabalha há 20 anos como professor da rede estadual de ensino da Bahia e, atualmente, leciona no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Kleber Rosa diz que a pesquisa analisa as nuances do racismo na (EJA) tanto através da negação ao acesso à educação, à escola, como, também, por meio da manipulação do currículo que tenta negar a história da população negra.
” Fico muito feliz em receber meu título de mestre e, antes de qualquer coisa, desejo que minha dissertação seja mais um instrumento que estará a serviço da luta do nosso povo por dignidade, por respeito, por educação, e no combate ao racismo. Então, é um momento de extrema felicidade. Minha dissertação vai estar disponível a todas as pessoas que têm interesse em compreender um pouco mais sobre essa temática”, declara Kleber Rosa, que também é especialista em “Educação Inclusiva e Diversidade”, ativista do movimento negro e, durante a graduação em Ciências Sociais, na UFBA, participou ativamente da luta em prol da implementação de Programas de Ações Afirmativas no ensino superior.
A defesa contou com as presenças do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), do pré-candidato a vice-governador pela federação PSOL/REDE, Ronaldo Mansur, do dirigente Hamilton Assis (PSOL), do historiador Antônio Cosme, da esposa e professora Aline Farias, e do ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Zilton Rocha.