O Congresso Municipal do PSOL Salvador, realizado no último domingo (17), no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores da capital baiana, aprovou a pré-candidatura de Kleber Rosa à prefeitura de Salvador pelo partido.
Como vice na chapa, os delegados e delegadas escolheram Miralva Alves Nascimento, mais conhecida como “Dona Mira”, mulher negra, feminista, antirracista, e liderança do movimento de luta por moradia.
Kleber Rosa é cientista social, ativista do movimento negro, mestre em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB, atual coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), e ex-candidato a governador da Bahia pelo PSOL nas eleições de 2022, quando se destacou por colocar o dedo na ferida em temas que nenhum outro candidato conseguia abordar.
O pré-candidato salienta que “uma parcela expressiva da população de Salvador está sofrendo com a insegurança alimentar, com a violência, com o déficit habitacional, com o sucateamento dos serviços públicos fundamentais”.
Ele também aponta que a capital baiana possui a tarifa de transporte mais cara do Nordeste e é a capital nacional do desemprego.
O Congresso Municipal elegeu também a nova presidência do Diretório Municipal do PSOL em Salvador (BA), que ficará, nos próximos três anos, sob o comando da feminista e antirracista Larissa Barros.